Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

STJ tem três novas súmulas na área de Direito Público

Confiras as súmulas.

Publicado por Maximiano Rosa
há 5 anos

Foram publicadas no Diário da Justiça desta segunda-feira, 17, três novos verbetes sumulares do STJ. Os enunciados foram aprovados pela 1ª seção na última quarta-feira, 12. As novas súmulas receberam os números 633, 634 e 635.

Confira abaixo:

Súmula nº 633

A lei 9.784/99, especialmente no que diz respeito ao prazo decadencial para a revisão de atos administrativos no âmbito da Administração Pública federal, pode ser aplicada, de forma subsidiária, aos estados e municípios, se inexistente norma local e específica que regule a matéria.

Súmula nº 634

Ao particular aplica-se o mesmo regime prescricional previsto na Lei de Improbidade Administrativa para o agente público.

Súmula nº 635

Os prazos prescricionais previstos no art. 142 da lei 8.112/90 iniciam-se na data em que a autoridade competente para a abertura do procedimento administrativo toma conhecimento do fato, interrompem-se com o primeiro ato de instauração válido – sindicância de caráter punitivo ou processo disciplinar – e voltam a fluir por inteiro, após decorridos 140 dias desde a interrupção.

Fonte: Migalhas

  • Sobre o autorAdvogado e Administrador
  • Publicações114
  • Seguidores130
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações274
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-tem-tres-novas-sumulas-na-area-de-direito-publico/722221775

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Súmulahá 5 anos

Súmula n. 633 do STJ

Adam Telles de Moraes, Advogado
Notíciashá 4 anos

O direito da Administração de anular os atos administrativos favoráveis para seus destinatários NÃO 'decai', mas PRESCREVE! Desculpem!

Fernando Reis, Bacharel em Direito
Artigoshá 2 anos

Aplicação subsidiária de Lei Federal e de Lei Estadual frente à ausência de Lei Local

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)